10/07/2019 às 16h52min - Atualizada em 10/07/2019 às 17h03min

Carros elétricos: o ponto de virada dos preços

Os carros elétricos ficam cada vez mais competitivos em relação aos modelos convencionais.

DINO
http://www.ariehalpern.com.br/carros-eletricos-o-ponto-de-virada-dos-precos/

Uma pesquisa desenvolvida pela agência especializada em energias limpas e renováveis, a BloombergNEF, aponta que num prazo relativamente curto - quando a bola da Copa do Mundo FIFA estiver rolando no Catar - a indústria automobilística mundial estará passando por sua maior transformação desde a popularização do Ford Modelo T há cem anos. Trata-se do ponto de virada da competitividade de mercado dos carros elétricos, que passarão a custar menos do que os modelos convencionais.

A questão mais importante para a substituição dos modelos a explosão pelos elétricos, que não emitem gases de efeito estufa, não é mais a tecnologia empregada ou as dificuldades de recarga. Esses entraves técnicos estão rapidamente sendo superados, e não representam mais empecilhos importantes para a massificação dessa tecnologia menos agressiva ao meio ambiente. O problema ainda é o preço dos modelos, que obriga os fabricantes a trabalhar com nichos de mercado de consumidores ambientalmente conscientes que concordam em pagar um preço maior pelos modelos menos poluentes. Mas, evidentemente, essa estratégia de venda tem seus limites. E, basicamente, o problema do preço está centrado no componente fundamental de impulsionamento energético do veículo, a bateria. Se, em 2015, ela custava 57% do preço de um carro elétrico, a expectativa para 2025 é que com o desenvolvimento tecnológico e os ganhos em economia de escala esse valor caia para cerca de 20%.

Essa pesquisa, sobre o ponto de virada de preços dos carros elétricos, começou a ser feita em 2017. E a cada ano, novas rodadas de tecnologia e inovação fazem com que a data prevista seja antecipada. Da primeira vez, a pesquisa previu que o "turning point" seria em 2026. No ano seguinte, em 2024. E, agora, em 2019, ele está previsto para 2022.

Carros elétricos em avaliação

Enquanto engenheiros e gestores vão tornando o carro elétrico uma realidade cada vez mais próxima, essa tecnologia passa por uma revisão quanto a seus reais benefícios ambientais. Um estudo publicado na revista científica Atmospheric Environment fez o levantamento de 4734 relatórios sobre o tema, dos quais 65 foram analisados detalhadamente. O resultado foi que os carros elétricos são potencialmente benéficos, mas devem atender a critérios que têm relação com o tipo de veículo, a fonte de energia para o abastecimento, as condições de rodagem, os padrões de carregamento, a infraestrutura de recarga, as políticas governamentais para o setor e o clima local. Toda vez que lidamos com uma tecnologia que passa a ser massificada, como essa dos carros elétricos, é importante que novas pesquisas sejam feitas para avaliar impactos, corrigir aquilo que pode ser melhorado e gerar resultados ainda melhores.



Website: http://www.ariehalpern.com.br/carros-eletricos-o-ponto-de-virada-dos-precos/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você se sente incomodado por ligações de telemarketing?

50.0%
24.3%
22.8%
2.9%